Computador de 2 cm de espessura – bruxaria???

Leio na Internet que Steve Jobs, “fundador e guru da Apple, lançou hoje o Mac Book Air, computador de 4 mm de espessura na parte mais fina e menos de 2 cm na parte mais grossa. Feito em Alumínio, pesa 1,3 kg e vai custar US$ 1.800,00. A novidade foi apresentada na Mac World 2008, nos Estados Unidos. A máquina tem ainda um processador de 1,8 ghz Intel Core 2 Duo, 80 GB de Hd e 2 GB de memória Ram. Segundo a nota, Jobs tirou o laptop de um envelope comum de papel pardo.”

Não precisa entender muito de informática e nem ser um fã da modernidade para se dar conta de que se trata de coisa absolutamente fabulosa. Como diz um engenheiro competentíssimo e piloto de jato amigo meu, o estágio a que chegou tudo isso é inacreditável e não dá nem para entender. Com todo o seu ceticismo, ele resume bem a coisa:

– Parece bruxaria.

Tudo isso me faz lembrar episódio muito engraçado do primeiro Colegial no Santa Cruz. Zilda, professora de História, hoje dona do colégio Palmares, estava mostrando que na Antiguidade já havia razoável rede de esgoto, o Direito Romano estava bem estruturado, o sistema político funcionava com eficácia. Continuou enumerando coisas e fatos até hoje indispensáveis e mostrando que o homem já dispunha daquilo tudo havia mais de mil anos. De repente, ela pára a exposição e pergunta:

– João, você acha que o homem progrediu muito nesses dois mil anos de história???

Baseado na exposição que ela acabara de fazer, ele disse que não.

Foi o bastante para Zilda ficar fora de si:

– Hoje existe televisão, transplante de coração, telégrafo sem fio, avião a jato, submarinos e mais um monte de invenções fenomenais e você tem a coragem de dizer que a Humanidade evoluiu pouco.

E pensar que da antiguidade até 1971, quando ocorreu a cena, talvez tenha havido até menos progresso do que de 1971 até hoje. Termino lançando mão e dando mais abrangência ainda à explicação do meu amigo, o cético engenheiro.

– Parece bruxaria, não. É bruxaria!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s