A Lei Seca "Pegou"

Ao comer ontem a melhor pizza do mundo, naturalmente no Camelo da Pamplona, fiz constatação da qual todos devemos nos orgulhar.

Pessimistas contumazes e até estrangeiros atrevidos babacas, que moram aqui certamente por não conseguirem sobreviver em seus países ou até para explorar nossas riquezas, adoram declamar a catilinária : no Brasil, umas leis pegam e outras não. Para a infelicidade desse grupo, ao contrário do que acontecia há três, quatro semanas, havia chopps e demais bebidas alcoólicas em pouquíssimas mesas. E mais, mesmo em mesas ocupadas por apenas duas pessoas, uma delas, provavelmente a que iria voltar guiando, tomava refrigerantes e sucos.

Ao que parece, não fiz qualquer outra pesquisa ou mesmo checagem intuitiva, a população está obedecendo à lei; afinal: dura lex sed lex (a lei é dura, mas é a lei). Ponto para todos nós.

A primeira batalha, contar com o apoio da população, parece, está vencida.

Agora, seria fundamental que fossem estabelecidos critérios mais justos. Proibir de dirigir uma pessoa que tenha consumido dois bombos recheados de licor, ou o equivalente, é absurdo inominável.

Dois ou três chopps acompanhando uma pizza, suponho, na minha visão suspeita e interessada de leigo, não são capazes de impedir que pessoa adulta saudável conduza com segurança o carro de volta para casa.

Legisladores deveriam estabelecer critérios mais justos para submeter todos aqueles suspeitos apanhados na direção. Fazer que o sujeito leia um trecho de um jornal ou escreva algumas palavras ditadas pela autoridade poderia ser uma alternativa inteligente e justa. Até mesmo, o velho teste de pedir para o suspeito fazer um quatro com as pernas. Fez o quatro, sem cair de quatro, prossegue. Não fez o quatro/ estatelou-se no chão, xadrez!!!

Falando sério, incriminar quem guia depois de ter comido dois bombons de licor isso sim é de matar!!!

1 comentário

  1. Paulo,concordo plenamente com vc em relação aos critérios para identificar um motorista alcoolizado ….mas dizer que a melhor pizza é a do Camelo,da Pamplona,nãããããããõoooooo!!!!!Como esse é um tema ( pizza + chopp) extremamente importante para nós paulistanos,vamos aguardar outras opiniões,rsrsrs!!!Um abraço!

  2. Concordo plenamente com o Sr. Paulo, isso é um absurdo, concordo em existir essa Lei mas não uma Lei tão dura assim, existe milhões de cidadãos que sabem beber e se comportar ao volante, por isso acho um absurdo o exagero da lei!
    Eles sempre fazem Leis para melhorar somente a ELES

  3. Caro senhor Paulo.
    Gostaria de manifestar minha revolta quanto à tão falada lei seca.
    Então, eu e minha esposa, que sempre vamos a algum restaurante ou barzinho, tomar uma boa bebida, pra desestressar, temos que pagar por um bando de loucos que matam e se deixam matar?
    Como partilhar esses momentos deliciosos entre nós, se um vai beber e o outro vai de suco? Claro que não vai dar certo.
    Além do mais há o problema dos policiais. Já estão ocorrendo casos
    de propinas, de exorbitância de poder, de assédio e por aí vai.
    Quer resover esse problema?Proibam-se a construção de carros com velocidades superiores a 80km/h
    Daí se o bêbado bater, o estrago não será grande e daí sim, CADEIA NELES. Não em mim que só quero ter o livre direito de tomar minha bebida em paz, ainda que para isso precise ir de carro. Porque tomar em casa também não dá.
    Abraços e ABAIXO A LEI SECA

  4. Discordo quanto o que diz sobre o rigor da lei. Se abrirmos mão de um copo, logo a pessoa estará no quinto… sexto… e aí por diante. Chega de mortes por bebedeiras de gente irresponsável que queria apenas “se divertir com amigos” ou “comemorar um evento importante” Sou extremamente radical com relação a isso, se bebeu, não chegue perto do volante, porque quem vem em sentido contrário não tem culpa do descontrole de outrem. Só espero que os fiscalizadores não esmoreçam e façam vista grossa para quem estiver alcoolizado. Cada pessoa reage de uma maneira a bebida, alguns com muito pouco já perdem o controle, então porque arriscar? A integridade fisica de um ser humano não tem preço.

  5. Sr. Paulo,
    Lendo outros comentários aqui feitos, me chama a atenção quando se pede a punição dos “alcoolizados”. O que é um alcoolizado? Quem e com que parãmetros se definem o que se chama “alguém alcoolizado”? Até outro dia o parâmetro era outro. Nos Estados Unidos e Europa os números também são diferentes.
    Um ser alcoolizado é quem tomou 1l de bebida ou uma dose?
    Abraços

  6. Acontece q eu tomo minha breja e não perco a noção e tem outro q toma 1 copo e fica louco, ficou dificil…..taxi toda hora não dá, vou vender o meu carro e andar de bike??? aí vem um bebum de 1 copo e derruba o bebum da bike…tá bom p/quem mora na Vl Madalena, Itaim …..vai a pé….put a keep are you

  7. Concordo com o rigor da lei.
    Vai dirigir? Não beba, do mesmo jeito que vai transar?? Use camisinha..ou “conforme-se” com as
    tres letrinhas impressas no resultado de sangue meses depois..

    Quer beber até morrer? ( grande RDP ) Tomar Ecstasy com Cândida?
    Cheirar meia suja? Injetar Diabo Verde na veia?
    Faça na sua casa onde o único “beneficiado” é você..

    Cansei de ver gente dita “esclarecida” dar perda total no carro, atropelar quem não tem cada a ver em ponto de ônibus ( quase fui um desses ) e ver o mané descer do carro com a lata de cerveja na mão e cara de nádega esquerda.. como se nada fosse…

    Diversão? Tirar o Stress? Concordo plenamente.. Mas só é legal se voce viver para contar depois ou ao menos
    deixar que exista gente para contar.

  8. concordo plenamente,precisamos de leis mais severas, porém essa é injusta e inconstitucional…
    Na boa,como pode ter gente que concorda com a prisão de quem bebe 1 taça de vinho?
    vai ser mediocre la….
    gente que nunca bebeu deveria parar de falar bobagem,tem muita gente que BEBE MODERAMENT E JAMAIS CAUSOU ACIDENTE.
    e gente que nunca bebeu que causa MUITOS ACIDENTES..

    tem que DIFERENCIAR…

    FORA QUE ESSE TESTE É MUITO MAIS EFICIENTE QUE O BAFOMETRO..

    generalizar é BURRICE,não sei como tem gente que defende 1 lei dessas,vamos pensar né..

    CHEGA DE HIPOCRISIA

  9. É interessante ver como as pessoas “aprovam” as leis, desde que não sejam com elas próprias. Todos acham que após beber um pouco, ou muito, são capazes de dirigir. As estatísticas estão aí. Vamos deixar de hipocrisia.É por isso que nada funciona neste pais: A lei é valida, desde que seja aplicada nos outros.

  10. Caros,

    É injusto prender quem poe a minha, a sua e de mais quem vier em risco? Certa vez uma garota tomou uma latinha de cerveja e vai saber por que lá na Lapônia, insitiu em fazer um strip no meio da festa.. Ia ser bem legal ver uns peitos no meio da balada até por que ela era bem gatinha..enfim.
    Imagina essa mina voltando dirigindo para casa??

    Vamos ser menos imbecis.. qualquer tampa de bueiro sabe que na balada ou em qualquer outro lugar que tem bebida a galera nunca, jamais, never, infinito… fica na primeira.. O lance é encher a cara.. Veja os Flyers de balada que prometem open bar…

    Maninho fala que ta legal para digirir depois da “breja” e não acha
    nem as chaves do carro??

    As vezes alguns comédias que não bebem ..para não ficar de “fora” tomam um copinho e já ficam mais alegres que o Bozo… Voce e talvez a torcida do Fluminense não causou nenhum acidente, mas vai esperar causar um para se tocar? Francamente, mais um com aquele eterno pensamento que acidentes só ocorrem com os outros?? Cara!! Você pode ser o outro..

  11. Essa lei seca é totalmente absurda e idiota. Sou motorista à 15 anos, sempre bebi e dirigi, nunca me envolvi em qualquer espécie de acidente. Esses infratores são a minoria e não é justo criar uma lei dura como essa generalizando os condutores. Acredito que seria muito melhor se o governo acompanhasse a história pregressa de cada condutor e dessa maneira avalia-lo de forma justa e individual. Mas como o governo brasileiro é falho na administração é mais facíl generalizar em vez de acompanhar e analisar cada caso de cada condutor porque veja bem, um motorista que nunca bebeu de repente provoca um acidente causando 3 mortes e acaba absolvido no tribunal enquanto outro que tomou 1 lata de cerveja foi pego no bafômetro e acabou sendo preso sendo que nunca causou acidente, é um absurdo que acontece no Brasil. E as pessoas que fazem uso de psicotrópicos? O que dizer desses motoristas?

  12. Gostaria de perguntar a essas pessoas que dizem beber e não
    sentir nenhum efeito, não causar nenhum acidente entre outras coisas..

    Você pode passar a vida dirigindo e não massagear nem a pilastra da garagem do seu prédio, mas sempre haverá outra pessoa que tomou uma “birita” ..

    E ai ela vai bater no seu carro.. Ou quem sabe deixar voce ou alguem da sua família imobilizado pelo resto da vida?

    No leito do HC de tubo na traquéia, preso numa máquina que é
    só ter apagão no estilo Telefônica e Piiiiiiiiiiiiiiiiii .. já era ….será que vai aliviar antes de ir pro céu ou inferno.. vai saber… o fulano dizer.. Desculpe mas eu só tomei uma cervejinha???

    Vou encerrar por aqui, pois não tem jeito.. Brameiro é brasileiro e
    não desiste nunca.. mesmo fazendo a coisa errada e lutando pelo direito de ferrar os outros…

  13. A intolerância, o radicalismo da lei (não sou contra) podem levá-la à ineficácia, por três hipotéses: brechas jurídicas (a presunção da inocência), econômicas (pressão de fabricantes com perdas financeiras) e a dobradinha IMUNIDADE+IMPUNIDADE de privilegiados da sociedade (leia-se: politicos, autoridades dos três poderes e socialites). Assim, a lei sobrará para o povão, a maioria da sociedade para a conta…
    A possibilidade de ocorrer práticas corruptas não está descartada!

  14. nosso país é rico em tudo que é fonte natural de qualquer coisa que se possa imaginar. Auto suficiente em tudo. Veja só, a China e Japão, por exmplo tem uma demografia horrível, porém estão no 1º Mundo. Como? O canada tem um território ridiculamente pequeno e que nada dá, mas está no 1º Mundo, como? A suíça tem o melhor chocolate do Mundo, mas não é predutora de leite nem de Cacau. Como? ATITUDE das pessoas. Não é por causa da idade do país, porque China e Japão são apíses velhos, Canadá ainda mais novo que o Brasil. Está na hora de parar de reclamar e mudar nossa própria história, ou melhor FAZER nossa própria história.

  15. CAro amigo, eu gostei muito dessa lei. VEja, voce tem a consciencia de nao tomar demais. Agora com a lei, voce nao toma nada mesmo. Infelizmente, nem todos agem assim. Se permitirem um pouco, tomarao todas, resultado, morte na certa. Entao, tem que proibir mesmo. Parabens a essa lei e que continue sempre.

  16. Eu achei um exagero, na verdade uma lei subliminar, pois tudo isso é só pra extorquir ainda mais o dinheiro do cidadão. As leis tem que ser revistas, pois existem cidadãos que atropelam e matam e muitas vezes nem alcoolizados estão, conclusão: respondem á processo em liberdade, isso se ñ fugir e deixar a v´tima ao Deus dará. Lei ridícula, violação de privacidade, essa é a minha opinião.

  17. É simples, o Brasil e sua intenção de melhorias na parte de prevenção por parte de bebidas com trânsito está em um ponto crusial de tão delicado, mas como prevenir algo sem ao menos ter condições para isso?
    Utilizar métodos que até mesmo um bombom de licor incrimina o motorista? E ainda ter de dar explicações por isso?
    Penso o seguinte:Se estivessem no caminho certo, não teriam de ficar dando explicações que mais parecem desculpas pela total despreparação para algo que precisam se impor desde o início, pois no pé que está acabará em pizza toda essa confusão.
    É preciso se preparar e ter condições primeiramente financeiras para executar um plano de prevenção em todo o Brasil, ou acontece o que está acontecendo… Há em cada cidade um método de prevenção na tentativa de seguir o que foi implantado.
    Uma vergonha!

  18. parabens aos autores desta lei. surgiro tambem proibirem carros turbinados em vias publicas onde tenho visto muitos irresponsaveis acelerando e colocando a vida de muitos em risco……existe lei que permite estes viciados em velocidade turbinarem carros sem nenhuma estrutura pa isto….

  19. Qualquer lei será sempre criticada. A lei é feita para ser obedecida, sem questionamento. Agora, achar isto ou aquilo, não deve jamais ser levado em consideração para alterá-la. Se não pode ter consumido álcool para dirigir, acabou! Constou álcool, em quantidade que fere a lei, puna-se. Enquanto este país não começar a punir seriamente, com leis severas, veremos diarimente crimes e mais crimes, quer seja no trânsito ou em qualquer outro lugar. Tem que existir leis severas. E não para agradar uns e outros.

  20. Eu acho que a lei exagera um pouco, pois agora não da nem pra sair pra jantar com a tua mulher e tomar 1 copo de vinho para acompanhar, por que você é multado e preso, eu acredito que a lei precisa ser melhor analisada. gostei desta materia, somente lamente pelo comentario burro, ironico e xenofobico do autor.

  21. Mas isso deve ser apenas o começo, se não pegar firme agora não vai solucionar, depois de 1 ano ou 2 pode ser que abrande um pouco, tem primeiro que passar essa fase de ‘abstinência’ dos bebum pra depois abrandar pros sociais.

  22. esse pais está esta muito desmoralizado culpa do povo, que não tem responsabilidade, tem moralizar este pais, acabar com esssa vergonha, cambada de zeca hora

  23. Seu post é de um nacionalismo pueril e uma xenofobia adolescente. No Brasil tem lei que pega e lei que não pega mesmo, e esse respeito do qual vc fala é apenas porque a midia mostrou o valor da multa e a possibilidade de prisão insistentemente. Daqui 1-2 meses ninguem mais respeita a lei, os policiais vão embolsar suas propinas e o alcool vai continuar matando, porque o Brasil é um paisinho de m… mesmo.

  24. O problema maior desta lei é que ela é elitista. Agora s´[o pode beber quem tem dinheiro já que estes podem pagar um táxi, uma Van ou mesmo mandar seu motorista buscá-lo nos Bares da vida.

    O Governo deveria nos dar transporte público decente e eficaz para que não tenhamos motivos para ir de carro aos bares e restaurantes.

    Ah! Só para constar eu não bebo, mas mesmo assim acho esta lei burra.
    O que tem de policial e guarda de trânsito dando pulos de alegria com elsta lei não está no gibi.

  25. Isso e uma vergonha, não poder tomar nenhum chopinho em uma pizzaria qualquer ou numa churrascaria . acho se i cidadão que ~realmente estiver sem condições tem sim que ser punido.

  26. “incriminar quem guia depois de ter comido dois bombons de licor isso sim é de matar”. Realmente, vocês jornalistas são bons de criar factoides, reproduzir e esses factoides virar “verdades”. Desde quando tomar dois bombons daria um resultado positivo no exame de sangue, que é sim a prova que se apresentaria para o processo que incriminaria o “guloso”? Vá lá, faça mais trabalho do que reproduzir matérias que saem em outros jornais, faça suas pesquisas e veja se realmente alguém pegaria cadeia por comer dois bombons e dirigir.

  27. Sempre vão querer mais. Se os legisladores tivessem estipulado duas garrafas, iriam reclar que o ideal seriam três. Vamos pensar positivo. Ja estamos tendo resultados. Afinal quem bebe, nunca fica só nos dois goles.

  28. Gostaria de deixar minha indignação com relação a esta medida da lei seca, vc. colocar limites tão absurdos no que podemos fazer, sem ter o bom senso de saber o que é exagerado ou não, será que se um sujeito sair para se divertir, dia de seu aniversário ele não poderá comer 2 pedaços de seu pr[oprio bolo com licor e dirigir seu veículo ,pois estará inflingindo uma lei, com punições absurdas.Tudo bem, vc. limitar é uma coisa, agora mandar, impor isso se chama didatura.Deixo meu protesto e quando fazemos leis, devemos saber que somos seres humanos livres e de livre arbítrio,mas estamos sendo tratados como pessoas que não sabem dissernir o certo do errado.Fica aqui meu protesto.

  29. Aqui em SP. qualquer quase toda lei “eu disse quase” pega fácil…cidades próximas uma das outras,estradas be vigiadas e pedágiadas,câmeras,viaturas,pardais,etc…Agora!!! eu quero ver pegar é lá no norte,nordeste,centro oeste,onde é terra de ninguém!quero ver esses caras ir lá no Pará, Maranhão Tocantins sei lá onde mais… fazer valer essa lei!Aqui em SunPaulu o cidadão paga tudo…mais a bandidagem…..deita e rola!!!!!

  30. Paulo Mayr,
    parece até que houve telepatia no que se refere à sua proposta – inte-
    ligente – para atestar se alguém que
    tenha bebido bebida alcoólica está
    ou não em condições de dirigir.
    Além das suas sugestões apresen-
    tadas, eu sugeriria acrescentar al-
    gum tipo de atividade que seria exi-
    gida pela autoridade rodoviária ao
    motorista suspeito de incapacidade
    para dirigir : algum tipo de “teste de
    reflexo” (há aos montes. É só falar
    com qualquer fisioterapeuta ou outro
    profissional dessa área). Parabéns.
    Concordo em gênero, número e
    grau com suas sugestões.

  31. Dirigir o bebado não pode, mas governar pode!
    É um absurdo marginalizar um casal que sai para jantar e toma uma ou duas taças de vinho.
    Os numeros de acidentes provavelmente vão cair na cidade, as férias chegaram e o numero de carros nas principais tbm diminuiram!!!
    Espero que os militares que tbm devem gostar de tomar uma , tenham uma certa tolerância.

  32. Bom vou pegar o gancho da lei seca para comentar sob a Criminalidade istó teria que acontecer com os que cometem crimes Lei de Tolerancia ZERO porque Os delegados e Policiais Prende ai começa a sacanagem entra o Advogados o Juiz Faz de conta que manda prende o Presidio ( ESCRITÓRIO DOS CRIMINOSOS) e a carceragem são os Ofici Bois os preso ditam (A REGRAS) que devam se ponidos aqui fora quando o preso de expresão ele vai para a penitenciara segurança Maxima total segurança istó é p/ ele porque continua ditandos regras e até elegendos candidatos a cargos eletivo á onde agente vai para prescisa uma lei como a LEI SECA P/ CRIME Obrigado

  33. Deveria ter pego mesmo,talvez ate vai pegar,inclusivel p/ quem come bombons com licor,mas com certeza naõ vai ser aqui na zona leste de sp onde todos os dias da semana se bebem,e se embriagão totalmente e saião pelas ruas,becos e travessas,fazendo tudo que é barberagem,e proibido com a certza de nen encontrar uma viatura e se encontrar certamente eles estarao desprovidos do famozissimo BAFOMETRO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s