Metroviários Exigem Fim de Quadro na TV Globo Que Incita Assédio Sexual nos Trens do Metrô. Compareça e Proteste!!!

Amanhã a Secretaria de Assuntos da Mulher do Sindicato dos Metroviários de de São Paulo formaliza exigência para que a TV Globo retire quadro do Programa Zorra Total, no qual, de acordo com o órgão, há “uma clara incitação ao assédio sexual no vagão de um metrô.”

Carta exigindo a medida  será protocolada amanhã, às 16 horas, na sede da Rede Globo, rua Doutor Evandro Carlos de Andrade nº 160, Itaim Bibi. (Ver o texto da carta no final deste Post)

Quanto mais gente comparecer ao ato, mais eficaz ele será.

Deixando a par aqueles que não tem o desprazer de assistir ao programa (como é o meu caso, graças a Deus), abaixo,  um apanhado da coisa.

O quadro é  estrelado por Rodrigo Sant’Anna (no papel da transexual Valéria) e Thalita Carauta (Janete).
Como já  foi publicado aqui, o mau gosto e a afronta não têm limites.

Ao final de todos os episódios, um homem se encosta em Janete e abusa dela. Ela comenta com a amiga:
– Eu acho que ele está me bolinando
A transexual diz para a amiga aproveitar, já que é feia e deve “aceitar o assédio”.

Superlotação de Metrô é problema seríssimo e como tal deve ser tratado e não de forma debochada e machista.

Em documento distribuído para a Imprensa, o sindicato diz:

O que é piada no programa acontece todos os dias com milhares de mulheres em nosso País. A veiculação desse quadro é um claro incentivo ao assédio sexual.

Seria interessante que a coisa não parasse aí e não ficasse apenas na dependência da “boa vontade e boas intenções da Rede Globo”.

E mais, como sugeri no texto anterior,

“Agora, caberia também uma campanha, através de todos os meios modernos de que dispõem tanto o Sindicato e Secretaria da Mulher, para que a população (masculina e feminina, sobretudo a feminina) boicotasse  O PROGRAMA ZORRA TOTAL, enquanto o quadro não fosse retirado do ar.  Internet, Facebook, Twitter, Workut e outras ferramentas certamente poderiam ser usadas para a população ter voz ativa e ter atendido o seu pedido.

Setores competentes que se sentiram prejudicados, mãos à obra, pois,  e, querendo, metam a Boca No Trombone!! ! Ele está aqui para ser usado!!!

Assim que o Sindicato informar o resultado do ato de amanhã, será publicado aqui.

++++++++++

Leia a Integra da Carta que vai ser Entregue Amanhã na TV Globo em São Paulo

À Rede Globo de Televisão

O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTES METROVIÁRIOS E VEÍCULOS LEVES SOBRE TRILHOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, entidade sindical de primeiro grau, devidamente constituída, no uso de suas atribuições legais vem, à Vossas Senhorias, manifestar-se nos seguintes termos:

No último período temos assistido a um grave aumento da violência contra as usuárias dentro dos trens e nas estações do Metrô. Até o mês de agosto já haviam sido  registrados 44 casos, sendo que um de estupro e uma tentativa de estupro, um caso na Estação Clínicas de uma usuária que denunciou um homem que tirava fotos dos seus seios dentro do trem.

As imagens da usuária que sofreu uma tentativa de estupro nas dependências do Metrô foi largamente divulgada pela imprensa, inclusive por essa  emissora. Estes casos foram registrados, mas o número deve ser bem maior, porém há um grande constrangimento sofrido pelas mulheres ao denunciarem e isso faz com que muitos casos não sejam registrados.

Inobstante ao quadro supra noticiado, temos assistido, veiculado no programa “Zorra Total”, um quadro de grande apelo ao público, denominado “Valéria e Janete”, que se passa em um vagão de Metrô, lotado, onde ocorrem cenas de assédio contra uma das usuárias que, ofendida, queixa-se  à sua colega. Esta, por sua vez, aconselha-a a “aproveitar” a humilhante situação.

O quadro, longe de transparecer qualquer ingenuidade, banaliza, de forma sarcástica, a situação de violência à que estão expostas milhares de usuárias do Metrô todos os dias, vítimas, de um lado, do sucateamento dos transportes públicos, que impõe meios precários e superlotados de locomoção e, de outro, vítimas do assédio e do machismo, que transforma essas mulheres trabalhadoras em meros objetos. Um verdadeiro “SUFOCO”.

A Secretaria de Mulheres e toda a diretoria de nosso Sindicato está empenhada em uma Campanha no sentido de conscientizar os(as) usuários(as) de Metro de São Paulo contra a violência e assédios sexuais às mulheres e também para que as mulheres não se sintam constrangidas em denunciar as agressões sofridas.

Essa respeitável emissora fez consignar em seus princípios editoriais que “) As Organizações Globo repudiam todas as formas de preconceito, e seus veículos devem se esforçar para assim ser percebidos; (http://estatico.redeglobo.globo.com/2011/08/06/principios-editoriais-das-organizacoes-globo.pdf)”, além de veicular em seus jornais a indignação de seus próprios jornalistas com o abuso sexual que sofrem as mulheres diariamente dentro do transporte público, porém não é o que percebemos na análise do referido quadro.

Desse modo, pelo presente, requeremos à essa emissora, que deixe de transmitir o quadro em comento, haja vista se revela contrário aos princípios editoriais da mesma, bem como, aos princípios da democracia.

++++++++++++++

Observação Formal  do Boca:

1) O texto que me enviaram não trazia assinatura no final.

++++++++++++++++

Compareçam amanhã e prestigiem.  Repetindo hora e Local:

16 horas, na sede da Rede Globo, rua Doutor Evandro Carlos de Andrade nº 160, Itaim Bibi – Zona Oeste – São Paulo – Capital

1 comentário

  1. Já dizia o dito Programa (ZORRA TOTAL) ” Olha o Lula indo”, agora mais do que nunca esta explicito que a DITADURA esta voltando, cadê a liberdade de imprensa?!

    Cuidar da segurança pública ninguem cuida, todos os dias os jornais só mostram tragedias (veridicas), os unicos programas que fazem a gente rir, estão querendo tirar. Ah! mas claro, estão fazendo uma certa crítica contra “A PRESIDENTA” – como ela quer ser chamada né -, e contra abusos que ainda ocorrem nos metrôres, mas garanto que a culpa não é da ZORRA TOTAL, e sim da ZORRA NACIONAL – pois é assim que deve ser chamado a politica do PT.

    Se eu não me engano acho que tem coisa séria demais em jogos não, para os Senhores Ministros (as) estarem se preoculpando, além de um programa de humor.

    Meus Agradecimentos pela atenção.

    +++++

    Prezado Universitário de Direito:

    Não concordo com coisa alguma do que vc escreveu. Mas está aí o que vc quis dizer.

    Abraços

    Paulo Mayr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s