Brasil Tem Três Fusos Horários e Mais o Horário da Globo.

Até  24 de junho de 2008, o Brasil tinha quatro fusos-horários.  Desde então,  o Estado do Acre e o Sudoeste do Amazonas adotaram o terceiro fuso, ou seja, adiantaram o relógio em uma hora e ficaram com o mesmo horário do resto do Amazonas, Roraima, Pará, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Mas, como diria Plínio Marcos, sempre tem um porém.  O porém em relação a esse assunto chega a ser engraçado.

O Brasil tem ainda o fuso Horário da Globo.  A Globo, talvez por se achar mais importante do que o Brasil e seus mais de 192.000.000, criou seu horário próprio.  O locutor que faz chamada para as atrações daquele dia ou dos dias seguintes, jamais ou “muiiiiiiito raríssimamente” diz que tal programa começa logo mais a determinada hora ou às x horas de Brasília  do dia y.  O programa que o locutor está anunciando sempre começa depois do fim de  tal programa.  Ora, será que saber de cor a seqüência de términos  de programas  da Globo se constitui em  obrigação de um único brasileiro???

Assim, hoje já foi anunciado que o jogo do Corinthians pela Libertadores é nessa quarta-feira.  Não foi anunciado, é lógico,em um dos horários  do País, ou no Horário de Brasília, mas sim, no horário da Globo.  A saber,  logo após o Big Brother Brasil.

Haja pretensão, hein!!!

E tome complicação.  Hoje, o programa após o famigerado BBB, começa às 22:46 hs; amanhã, às 23,29hs; quarta, dia do jogo, 22 hs; quinta, 23:18 hs ; sexta, 22:51 hs.

Ou seja, além de não poder se esquecer os dias de pagamentos, início da escola das crianças, hora marcada no dentista, o telespectador da Globo precisa saber de cor a que horas termina o programa antes do programa a que ele quer assistir.  Muito simples, não é mesmo???

Para poupar a meus companheiros da imensa nação corinthiana de ter que ficar vendo BBB para não perder o começo do Jogo,  vi na própria Página da Globo na Internet que o horário previsto para o início da transmissão do jogo é 22 horas.  De qualquer forma, nunca se sabe se 22 horas para a TV Globo quer dizer 22 horas mesmo, ou continua querendo significar após a hora que a Rede Globo acha que a transmissão do  Big Brother Brasil tem que terminar.

Algum cara gozador, de uma época em que as coisas eram infinitamente menos pretensiosas,  dizia que coisa impossível era explicar para um gringo o que   é ponto facultativo.

Perto da complexidade, profundezas e pretensões  do Horário Global,  ensinar o que é ponto facultativo para estrangeiro é coisa para criancinha de maternal.

1 comentário

  1. Pretensão para quem pode Paulo, o duro é ver outras TV que não podem mas acham……kkkkkk sei que vai discordar, mas é o que é.
    +++++
    Caro Júnior:

    Reitero: é imensa pretensão. E olha que não sou daqueles que dizem jamais assitir TV. Pelo contrário, sempre tô aqui comentando algo e super elogiando o teleteatro (mini-séries) da Globo. Pena que teleteatros (miniséries) sejam bissextos, já as novelas, os filminhos, reprise de reprise de novela sejam eternos, infinitos…

    Abraços

    Paulo Mayr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s