Metáforas e Comparações do Jornal Nacional Fazem Sentir Saudades do Presidente Lula

Guimarães Rosa, salvo engano, disse que o escritor deve conhecer gramática a fundo, de trás para frente e, na hora em que for escrever, esquecer que sabe tudo o que sabe sobre gramática e não pensar em ficar usando a todo instante  os recursos que domina.

Renato Tapajos, com quem fiz um curso de cinema, mil anos atrás, dizia o mesmo em relação ao cineastas iniciantes, sobretudo  os do Super 8, coisa que ninguém nem sabe mais o que é (seria o bisavô das câmeras digitais minúsculas de Hoje).   Os principiantes do Super 8  usavam  tantos zoons, tantos mergulhos que o espectador acabava com dor de cabeça.

Aquele belo lema do cinema novo – uma câmara na mão e uma idéia na cabeça – funcionava para os gênios.  Aliás, alguém já disse: uma câmera na mão é uma idéia na cabeça, em geral, dá uma merda na tela.

Repórteres da TV Globo, no afã de usar idéias geniais, acabam produzindo reportagens insuportáveis e até mesmo inacreditáveis.  Veja essa comparação entre craques maduros do  futebol e vinhos  envelhecidos.  Dá para acreditar???

Clique aqui e, quando se abrir o link com as várias reportagens, vá avançando até a última (foto de um jogador com a Legenda : Experiência de Atletas é a arma dos Líderes do Brasileiraão –  Aí, clique para assistir ao vídeo).  Como já disse, inacreditável.

Você vai sentir saudades das metáforas e comparações do Presidente Lula!!!

Anúncios

1 comentário

  1. São duas horas da manhã, eu aqui querendo escrever algo. Paulo vou parar de
    mandar opinião em seu blog, não escevo bem.
    Acho que estou só escrevendo e dizendo besteiras. Sabe quando você quer dizer algo, mas não consegue, isso é falta de conhecimento, eu adoraria saber dizer algo, mas, não consigo. Sei lá, acho que só atrapalho, só …..Não coloca isso no blog não, se quiser pode por também.
    +++++++

    Caro Júnior:

    Não tem nada disso, não. Seus comentários são super legais, super claros. Você consegue dizer sempre o que quer dizer. Fica claro para mim e para quem lê. Ao contrário, vc não atrapalha. Aliás, é um desafio para mim. Escrevo e, ao mesmo tempo penso: o que será que o Júnior vai comentar??? Abro a minha área de trabalho, sempre na esperança de encontrar comentário seu. Eles me desafiam a escrever mais. Não deixe jamais de postar seus comentários aqui. Eles são super bem-vindos. Só para vc ver, até agora não sei se bem-vindo continua sendo escrito assim. Ou eu pouco ligo, ou vou ao google e ao meu Aurélio eletrônico e vejo. Dessa vez eu estava certo, mas essa reforma ortográfica me deixa confuso. E daí???
    Já deixei passar pelo menos um super erro de ortografia aqui. Um leitor apontou. Vc pensa que corrigi e apaguei o comentário dele??? De maneira alguma, deixei o comentário, agradeci e corrigi.

    Você viu o que eu escrevi sobre a entrevista que dei na CBN bem no comecinho de janeiro, quando vc me conheceu??? Reconheci que perdi excelente chances que o Luiz Motta, apresentador, meu deu ao perguntar qual era o principal objetivo do blog. Reconheci e pronto. Quem ficar curioso, pode ler e até ouvir a entrevista, basta clicar

    Grande abraço e vê lá: não deixe jamais de comentar aqui no blog. Conto sempre com seu apoio.
    Paulo Mayr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s