Vatapá para o Papa

Já comentei com algumas pessoas que diversos pratos que preparo poderiam ser oferecidos para as mais importantes personalidades mundiais (disse personalidades, mto distante de celebridade) e, tenho certeza de que, fariam sucesso.  Logicamente, escolheria pratos  brasileiros.

Meu cardápio para o Papa  seria o seguinte:

Sopa de agrião

Vatapá com creme de arroz,  castanha de caju e amendoim moídos, e azeite de dendê.

Sobremesa – creme de ovo maravilhoso que minha avó preparava.

Aliás, fazia parte de uma confraria.  O último jantar havia sido no restaurante do Laurent.  Culinária francesa, absolutamente perfeita.  Coloquei-me à disposição para organizar o jantar seguinte.  Pensei que para contrapor,  comparar com a refinada culinária francesa, seria muito legal jantar tipicamente brasileiro, com vinhos sul americanos (Chile e Argentina)  O cardápio foi esse acima, mas a sobremesa foi papos de anjo.

O vinho que indiquei  para o Vatapá, Chardonais, Montes Alpha, logo depois foi eleito como revelação daquele ano.  Para a sopa, Jerez e para sobremesa, vinho do porto.

Para o papa, serviria o tal creme de ovo da minha avó.  Mas, por se tratar de receita família, nesse momento não vou colocar aqui.  Quem sabe, em próxima visita importante,  eu combine com o setor competente do governo brasileiro para dar a tal receita da minha avó; logicamente com os créditos para mim e em memória da minha querida avó Clarice, mãe do meu pai.  Na verdade, preferia mesmo eu fazer o creme de ovo e oferecer para o governo brasileiro.  Ai, entra a questão de segurança, mas talvez  dê para contornar a coisa.  Trata-se de sobremesa tão delicada, que precisa ser servida na própria panela em que foi feita.  É coisa, verdadeiramente, sublime.  Outro Aliás, o jantar inteiro oferecido para a próxima autoridade mundial  poderia  ser esse que sugiro agora. Vou ver se faço chegar esse texto à Assessoria de Imprensa do Itamarati.

Mais um fato curioso. A receita do Vatapá é do livro do Mestre Antônio Houaiss  MINHAS RECEITAS BRASILEIRAS.  No texto do meu querido Antônio Houaiss, com quem já troquei correspondência sobre gastronomia,  nada era dito que precisava deixar o camarão seco de molho para tirar o excesso de sal.  Pois bem, há uns quinze anos preparei o  Vatapá sem deixar de molho o camarão seco.  O vatapá ficou que era sal puro, “incomível”.  Tinha bons antepastos, boa salada, o tal creme de arroz e sobremesa.  Eu e meus convidados não passamos fome e nos divertimos tentando resolver o problema.  Foi em vão.  Um monte de vatapá salgado da panela, para o lixo.

Bem, lá vão as receitas.

A da sopa de Agrião abaixo é do site da competente Ana Maria Braga.  A do Vatapá, corrigida com o “detalhe” de deixar o camarão seco de molho, como foi dito, é de livro do mestre Antônio Houaiss.  E a de papo de anjo,  também do site de Ana Maria Braga.

Sopa creme de agrião –

INGREDIENTES

1 1/2 K DE BATATAS( DESCASCADAS E CORTADAS EM RODELAS) 2 MAÇOS DE AGRIÃO (SO FOLHA SEM TALOS MAIORES) 2 CEBOLAS MEDIAS CORTADAS 4 DENTES DE ALHO GRANDE 2 COLHERES SOPA DE MARGARINA 1 LT DE CREME DE LEITE OPCIONAL: 500g DE BACON OU 500g E LINGUIÇA CALABRESA OU 1K DE COSTELINHA DE PORCO

MODO DE PREPARO

REFOGUE A CEBOLA E O ALHO NA MARGARINA , SAL E UM POUCO DE PIMENTA A GOSTO, EM SEGUIDA ACRESCENTE AS BATATAS EM RODELAS E UM MAÇO DE AGRIÃO, E CUBRA COM AGUA , E DEIXE FERVER ATE QUE AS BATATAS FIQUEM MOLINHAS. DESLIGUE DEIXE ESFRIAR. A PARTE, FRITE O BACON EM PEQUENOS PEDACINHOS, OU A LIGUIÇA CALABRESA, OU A COSTELINHA DE PORCO CORTADA BEM MIUDA AGORA BATA NO LIQUIDIFICADOR TODA A SOPA, MUITO BEM BATIDA, AOS POUCOS, ELA FICARA UM CREME VERDINHO, E DEPOIS DE BATIDA LEVE A FERVER DE NOVO, E ACRESCENTE ENTAO A CARNE DE SUA PREFERENCIA (BACON, LINGUIÇA OU COSTELINHA)APÓS FERVER, DESLIGUE E MISTURE NA SOPA A LATA DE CREME DE LEITE. QD SERVIR LEVAR A MESA O OUTRO MAÇO DE AGRIÃO LAVADO, E SE QUISER COLOCAR FOLHAS DELE NO PRATO E SERVIR A SOPA SOBRE ELE.

++++++++++++++++++++++++++

Vatapá, Ministro Antônio Houaiss,  testada e corrigida por mim – certamente a quantidade de Vatapá, será suficiente para mais de 12 pessoas.

VATAPÁ
12 pessoas

Vinhos: ver nos ingredientes

Ingredientes

3 kgs de peixe em postas. Peixe Firme – Badejo ou garoupa

4 cebolas graúdas raladas
12 dentes de alho esmagados
16 tomates maduros pelados e sem sementes  picados
6 molhos de coentro (24  raminhos)

8 cocos secos de bom tamanho ralados na hora para fazer o leite de coco grosso e o leite de coco fino

240 gramas de amendoim torrado sem casca
700 gramas de camarão seco com casca
e cabeça – deixados de molho de véspera e com água trocada várias vezes
200 gramas de castanha de caju torrada
2 raiz média de gengibre
160 gramas de farinha de milho
200 gramas  da flor do azeite de dendê
(separado em 3 porções)

UM PACOTE DE PÃO DE FORMA SEM CASCA
Garrafa grande de LEITE DE COCO EM GARRAFA EXTRA (O QUANTO BASTE)

DEIXAR SEPARADO POIS EVENTUALMENTE SERÁ NECESSÁRIO PARA ENGROSSAR NA ETAPA FINAL

Acompanhamento para ficar na mesa

–    Um recipiente com castanha de caju picada   (além da usada para a massa)
–    Um recipiente com amendoim  sem casca (além do usado para a massa)
–    Um recipiente com pimenta malagueta
–    Um recipiente com azeite de dendê.  (além do usado para o prato)

Preparo do leite de coco grosso:

Por o coco ralado dentro de um pano de prato e espremer bem. Esse é o leite de coco grosso.  Reserve

Preparo do leite de coco fino

Depois de espremido e extraído todo o leite de coco, pega-se o coco entrouxado no pano e mergulha-se em 5 copos de água bem quente.  Esse será o leite de coco fino. Reserve.

Observação: Tanto o leite de coco grosso como o fino devem ser extraídos momentos antes de começar a fazer a parte final do  prato.

Pré-preparo na manhã do dia do jantar.

Primeira Parte

Fazer um ensopado em uma panela bem fechada com METADE cebola picada, METADE DO alho picado, METADE tomate pelado, um pouco de coentro e com o peixe e água o quanto baste.

CUIDADO POIS O PEIXE DEVE FICAR FIRME

Depois de ensopado, separar o peixe em cubinhos ou rodelas de 5 cm de diâmetro ou de aresta.  Esses cubinhos ou pedaços de peixe ficam descansando em repouso.

COAR O CALDO  DO ensopado e deixar na panela.

Segunda Parte

MOER  JUNTO O RESTANTE DAS  cebolas raladas, DO alho , DOS tomates maduros pelados e picados, DO  coentro, os 150 gramas de amendoim torrado, os 700 gramas de camarão seco e já sem sal com casca e cabeça, os 200 gramas de castanha de caju torrada, as 2 raízes médias de gengibre e os 400 gramas de farinha de milho.

O resultado dessa moagem é juntado ao caldo do ensopado e posto em fogo médio, mexendo sempre num só sentido circular, para não “desandar’.

Terceira Parte

Engrossado o todo, juntam se, de início, o leite grosso, depois a carne em repouso e, por fim, METADE  do azeite de dendê, quando se deve baixar o fogo de médio para fogo baixo; o ponto é quando, mexendo sempre, começam a brotar borbulhas de vapor do fundo da panela e, pondo num prato uma colherada e inclinando o, o vatapá escorre inteiro lentamente; use  o leite fino para tornar menos pastoso o vatapá, caso tenda a ficar muito espesso.

MAIS UMA VEZ CUIDADO PARA O PEIXE NÃO DESPEDAÇAR

CASO O VATAPA TENHA FICADO MUITO RALO, PEGAR o PACOTE DE PÃO DE FORMA SEM CASCA, LEITE DE COCO  quantidade  suficiente apenas para poder  BATER NO LIQUIDIFICADOR.  Despejar esse pão na panela ao poucos  e ir mexendo para engrossar.  Não precisa necessariamente por tudo.

Quarta Parte – Na hora de servir.

Esquentar bem todo o vatapá.

Nos pratos aquecidos de cada um – prato raso mesmo -, no fundo, coloca-se mais um pouco do dendê, em seguida, o vatapá.  Ao lado coloca-se o creme de arroz devidamente enformado servido na temperatura ambiente.

Na mesa cada um se serve de:

azeite de dente,
pimenta malagueta,
castanha picada
amendoim picado

O ministro Antônio Houaiss diz  simplesmente ao final da receita:  É UM PRATO IMPERDÍVEL !!!.

RECEITA DE CREME DE ARROZ  PARA  VATAPA

2 pacotes 250 grs. de  creme de arroz
2 garrafas pequena leite de coco
2 litros de leite comum
Duas pitadas de sal,
Duas colheres de manteiga

Mistura tudo, exceto  a manteiga no liquidificador.

Junte a manteiga na panela e Cozinhe na em fogo fraco mexendo sempre.

Servir na temperatura ambiente desenformado na hora ao lado do vatapá bem quente.

+++++++++++++++++++++++

Papos de Anjo

INGREDIENTES

12 gemas manteiga ou margarina para untar Calda 1 kg de açúcar 1 litro de água

MODO DE PREPARO

· Preaqueço o forno em temperatura média (180ºC). Coloco as 12 gemas na tigela da batedeira e bato, até que dobrem de volume e se transformem em um creme esbranquiçado (cerca de 10 minutos). · Depois, unto forminhas de empada com manteiga ou margarina e, com uma colher, coloco a gemada nelas até preenchê-las. · Em seguida, arrumo as forminhas em uma assadeira, levo-a ao forno e deixo assar até quando, ao enfiar uma faca no centro do doce, a lâmina saia limpa. · Pouco antes de retirar os papos-de-anjo de forno, levo uma panela ao fogo com o açúcar e a água e cozinho até obter uma calda rala. · Retiro a assadeira do forno, desenformo, faço alguns furos com um palito e coloco os papos-de-anjo, um por um, na calda quente. Deixo que fiquem bem embebidos. · Com uma escumadeira, passo os papos-de-anjo para uma compoteira e despejo a calda por cima, ou escorro os papos-de-anjo e sirvo com a calda à parte.

RENDIMENTO

20 porções
+++++++++++++++++++++++++++

Garanto que o Papa, ou qualquer outra personalidade, por mais que tenham acesso, às iguarias mais espetaculares do planeta, dificilmente esqueceriam   esse jantar.  E mais, periodicamente, iriam querer repetir a dose, exatamente igual.  Se pedir com jeitinho,  mando também o creme de ovo da minha avó.

Bebidas, como foi dito, Jerez para a Sopa;  Vinho Chardonais  Montes Alpha para o Vatapá e um bom porto para os papos de anjo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s